Volkswagen Golf: Profundidade do perfil e indicadores de desgaste

Volkswagen Golf / Rodas e pneus / Fatos sobre as rodas e os pneus / Profundidade do perfil e indicadores de desgaste

Fig. 236 Perfil do pneu: indicadores de desgaste.
Fig. 236 Perfil do pneu: indicadores de desgaste.

Profundidade do perfil

Situações de condução especiais exigem a maior profundidade do perfil possível e a aproximadamente a mesma profundidade do perfil nos eixos dianteiro e traseiro. Isto é válido especialmente para a condução durante o inverno com temperaturas baixas e tempo úmido

Na maioria dos países, ao atingir o perfil residual de 1,6 mm - medido nos sulcos do perfil ao lado dos indicadores de desgaste - a profundidade mínima do perfil admitida por lei foi atingida.

Observar as determinações legais específicas de cada país.

Pneus de inverno e do ano todo perderão sua eficiência para o inverno se a profundidade do perfil do pneu chegar a um desgaste de 4 mm.

Observar as prescrições legais específicas do país sobre a profundidade mínima do perfil dos pneus de inverno e para o ano todo.

A profundidade do perfil de pneus novos pode variar conforme a versão e o fabricante em razão das características de fabricação e do desenho do perfil.

Indicadores de desgaste no pneu

No fundo do perfil dos pneus originais encontram-se transversalmente à direção de rodagem indicadores de desgaste com 1,6 mm de altura → Fig. 236. Vários destes indicadores de desgaste estão posicionados em distâncias iguais sobre a banda de rodagem. Marcações nos flancos dos pneus indicam a posição dos indicadores de desgaste, por exemplo, as letras "TWI" ou símbolos.

Os indicadores de desgaste indicam se o pneu já está gasto. O pneu deve ser substituído antes que o desgaste do perfil do pneu chegue até o indicador de desgaste.

ATENÇÃO

Pneus gastos representam um risco à segurança e podem ocasionar a perda de controle do veículo e ferimentos graves.

  • Os pneus devem ser substituídos por pneus novos antes que se desgastem até o indicador de desgaste.
  • Pneus gastos têm uma aderência extremamente reduzida, especialmente sobre ruas molhadas, e o veículo tende a "flutuar" (aquaplanar) mais cedo.
  • Pneus gastos reduzem a possibilidade de controlar bem o veículo em situações de rodagem normais e difíceis, e aumentam a distância de frenagem e o risco de derrapagem.
    Veja também:

    Citroën C4. Comando no volante
    Botão de selecção do modo regulador. Tecla de registo da velocidade instantânea do veículo como velocidade de referência ou de diminuição do valor. Tecla de registo da velocid ...

    Peugeot 308. Anomalia de funcionamento
    Consoante a versão e à passagem da marcha atrás: esta luz avisadora acende-se no painel de comandos e/ou aparece uma mensagem, acompanhada de um sinal sonoro, este pictograma passa para modo ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0142