Hyundai i30: Funcionamento da caixa de velocidades manual

Hyundai i30 / Conduzir o veículo / Caixa de velocidades manual / Funcionamento da caixa de velocidades manual

Funcionamento da caixa de velocidades manual

A caixa manual tem 6 velocidades de progressão. É uma caixa totalmente sincronizada em todas as velocidades de progressão, o que facilita a introdução de uma velocidade acima ou abaixo.

AVISO

Antes de sair do banco do condutor, certifique-se sempre de que a alavanca das mudanças fica em 1ª velocidade se o veículo estiver estacionado numa subida, ou em R (Marcha atrás) se estiver estacionado numa descida, acione o travão de estacionamento e coloque o interruptor da ignição na posição LOCK/ OFF. Se não tomar estas precauções, o veículo pode fazer um movimento inesperado.

Para engrenar a posição R (Marcha atrás), certifique-se de que o veículo está completamente imobilizado, e depois desloque a alavanca para ponto morto antes de a colocar na posição R (Marcha atrás).

Se o veículo estiver completamente imobilizado e for difícil engrenar a 1ª velocidade ou a marcha atrás: 1. Coloque a alavanca das mudanças em ponto morto e solte o pedal da embraiagem.

2. Carregue no pedal da embraiagem e depois engrene a primeira velocidade ou R (Marcha atrás).

Informações

Em condições de tempo frio, poderá ser difícil efectuar mudanças sem o lubrificante da caixa de velocidades ter aquecido.

Utilizar a embraiagem

O pedal da embraiagem deve ser pressionado até abaixo antes de:

  • Ligar o motor.

    O motor não arranca se não carregar no pedal da embraiagem.

  • Engrenar uma mudança

Quando soltar o pedal da embraiagem, proceda devagar.

Deve-se soltar sempre o pedal da embraiagem durante a condução.

NOTA

Para evitar danificar ou desgastar desnecessariamente a embraiagem:

  • Não apoie o pé no pedal da embraiagem durante a condução.
  • Não use a embraiagem para segurar o veículo numa subida, enquanto espera nos semáforos, etc.
  • Carregue sempre no pedal da embraiagem até abaixo para evitar ruídos ou danos.
  • Não arranque em 2ª (segunda) velocidade, exceto se o veículo se encontrar numa estrada com piso escorregadio.

Reduções de caixa

Engrene uma mudança inferior quando tiver que abrandar devido à intensidade do trânsito ou ao subir uma colina, para evitar sobrecarregar o motor.

A redução da mudança também diminui a possibilidade do motor ir abaixo e dá-lhe uma melhor aceleração quando precisar de aumentar a velocidade novamente.

Se o veículo for a descer uma colina, a redução da mudança de velocidade ajuda a manter uma velocidade segura devido ao efeito de travagem do motor e reduz o desgaste dos travões.

NOTA

Para evitar danificar o motor, a embraiagem e a caixa de velocidades:

  • Quando reduzir da 5ª para a 4ª velocidade, tenha cuidado para não empurrar inadvertidamente a alavanca das mudanças para o lado, engrenando assim a 2ª velocidade. Uma redução drástica poderia fazer aumentar a velocidade do motor ao ponto do taquímetro entrar na faixa vermelha.
  • Não reduza mais do que duas mudanças de cada vez, nem reduza a mudança se o motor estiver a trabalhar a alta velocidade (5.000 rpm ou mais).

    Uma redução deste tipo pode danificar o motor, a embraiagem e a caixa de velocidades.

    Veja também:

    Citroën C4. Ganchos
    Permitem pendurar sacos de compras. Para o acesso à caixa de arrumação Um gancho suplementar, sob a prateleira, permite-lhe fixar a superfície inferior da mala, graças ao ...

    Citroën C4. Comando no volante
    Botão de selecção do modo regulador. Tecla de registo da velocidade instantânea do veículo como velocidade de referência ou de diminuição do valor. Tecla de registo da velocid ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0125