Honda Civic: Verificação dos Pneus

Para conduzir o veículo com segurança, os pneus devem ser do tipo e tamanho corretos, apresentar bandas de rodagem em boas condições e estar na pressão correta.

Diretrizes para calibragem da pressão

Pneus adequadamente calibrados proporcionam a melhor combinação de manuseio, vida útil da banda de rodagem e conforto. Consulte a etiqueta na coluna da porta do motorista ou as especificações para a pressão especificada.

Pneus com pressão insuficiente desgastam-se de forma desigual, afetam adversamente o manuseio e a economia de combustível, e têm maior probabilidade de falha por superaquecimento.

Pneus com pressão excessiva fazem com que o veículo rode asperamente, além de serem mais propensos a perigos na estrada e desgaste desigual.

Todos os dias, antes de dirigir, inspecione cada um dos pneus. Se algum pneu estiver mais baixo do que os outros, verifique a pressão com um calibrador de pneus.

Pelo menos uma vez por semana ou antes de viagens longas, use um calibrador para medir a pressão em todos os pneus, incluindo o estepe temporário. Mesmo pneus em boas condições podem perder de 10 a 20 kPa (0,1 a 0,2 kgf/cm², 1 a 2 psi) por semana.

Diretrizes de inspeção

Sempre que verificar a pressão dos pneus, examine também os pneus e as hastes das válvulas.

Procure por:

  • Saliências ou abaulamento na lateral ou banda de rodagem: Substitua o pneu se encontrar cortes, fissuras ou rachaduras na parede lateral do pneu. Substitua-o se a malha ou cordonéis estiverem expostos.
  • Objetos incrustrados: Remova-os e inspecione quanto a vazamentos de ar.
  • Desgaste desigual da banda de rodagem: Faça o alinhamento das rodas em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional.
  • Desgaste excessivo da banda de rodagem.
  • Rachaduras ou outros danos ao redor da haste da válvula.
CUIDADO

 O uso de pneus excessivamente gastos ou incorretamente calibrados pode causar uma colisão, resultando em ferimentos graves ou fatais.

Siga todas as instruções contidas neste manual do proprietário relativas à pressão e manutenção dos pneus.

Meça a pressão com os pneus frios. Isso significa que o veículo ficou estacionado por pelo menos três horas, ou percorreu uma distância menor que 1,6 km.

Se verificada quando quente, a pressão do pneu poderá ser até 30 – 40 kPa (0,3 – 0,4 kgf/cm2, 4 – 6 psi) maior que a verificação com o pneu frio.

Se perceber uma vibração consistente durante a condução, faça a inspeção dos pneus em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional. Pneus novos e pneus removidos e reinstalados devem ser adequadamente balanceados.

Pressão recomendada para os pneus frios:

Pressão recomendada para os pneus frios

    Veja também:

    Citroën C4. Luzes de perigo
    Alerta visual através das luzes de mudança de direcção para prevenir os outros utentes da estrada no caso de avaria, reboque ou de acidente de um veículo. Premindo este botão, todas a ...

    Volkswagen Golf. Ligar e desligar o motor
    As observações sobre a transmissão automática neste capítulo aplicam-se tanto para a transmissão automática quanto para a transmissão de dupl ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0183